Mais um dia em Timor
- Zé Maria
- 6 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
06 de Agosto ||
Hoje chegámos à foz do rio, percorremos o rio desde a nascente até ao mar... Os manuais escolares chegaram ao seu destino - às escolas! Sim aqueles manuais que foram deixados na paróquia! Sim, aqueles manuais escolares que foram transportados para os contentores e cuidadosamente empacotados! Sim, esses manuais!
Voltando ao principio, os manuais que chegaram nos contentores estavam guardados numa casa e nos últimos dias temos vindo a organizá-los. Hoje eles foram organizados por ano e por disciplina por uma equipa do nosso grupo, com uma organização de fazer inveja a muitas linhas de montagem, para que fosse possível distribuir pelas escolas que previamente o Pe. Mário tinha assinalado, conforme a idade dos alunos.
Posto isto carregámos o jipe de caixa aberta com os caixotes e fomos distribuir pelas diferentes escolas de primeiro e segundo ciclos, de terceiro ciclo e de secundárias.
Como fomos à tarde e agora é altura de exames, não estavam crianças nas escolas. Em alguns casos ainda apanhámos lá os diretores, mas noutros tivemos que ir buscar os diretores a casa ou deixar em casa de professores que viviam perto da escola (felizmente o nosso amigo Zé conhece muita gente em Baucau). De qualquer forma sentimos que as pessoas ficaram muito sensibilizadas por receberem os manuais.
Ao mesmo tempo que se distribuíam os livros uns davam aulas de culinária, outras de organização bibliotecária e outras prosseguiam com o trabalho na biblioteca, em especial na parte infantil.
Por outro lado, na parte da manhã alguns de nós tiveram a oportunidade de ajudar um grupo de irmãs Salesianas a distribuir arroz aos mais velhos que, sobretudo por problemas de visão, não podem deslocar-se ao lar de idosos. E foram também com elas visitar a escola das irmãs de Mary Wilson onde apanharam estes sorrisos fantásticos que são a imagem de marca deste povo...
