top of page
Buscar

Novas experiências...

  • Eng. Fernando Casal
  • 7 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

07 de Agosto ||

Começamos o dia pelas 07h da manhã, com oração e pequeno-almoço, sendo que logo de seguida o grupo dividiu-se em múltiplas tarefas:

. Um pequeno grupo, foi continuar a formação de hotelaria na Escola de Hospitalidade Canossiana, das 8h-10h e das 14h-17h. Este grupo começou por uma aula teórica, sobre recepção de hotel e serviço de mesa, simulando várias situações e comportamentos.

Já da parte da tarde, deu-se uma aula de cozinha, estilo “Masterchef”, onde se confeccionou, sopa de peixe, filetes de peixe, bolo de banana e compota de papaia. A audiência formativa visou 27 alunas e uma professora, tendo as mesmas aprendido várias técnicas e metodologias.

Uma tarde, muito proveitosa, onde as formandas, no final tiveram a oportunidade provar e deliciar-se das várias iguarias.

. Outro grupo, muniu-se de vários manuais e material escolar, para distribuir em dois orfanatos. Dirigimo-nos para Ossu, uma zona do interior no meio das montanhas (“Montes dos Perdidos”). No caminho, passamos primeiramente, pelo orfanato das irmãs da zona de Venicale, tendo distribuído capas, cadernos, lápis, livros infantis, canetas e bolas insufláveis. Sem contarmos, as crianças, imediatamente responderam, entoando gritos e músicas de agradecimento. Uma experiência tocante que nos sensibilizou a todos, mostrando a nossa “pequenês”.

Passamos pela casa do Sr. Padre Mário, acolhendo-nos de forma humilde no seio da sua família, para um breve coffee-break.

Terminamos a marcha já em Ossu, junto dos jovens voluntários do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, que se encontram a recuperar uma escola do 1º Ciclo. Um trabalho demorado, devendo-se à reparação do reboco das paredes, que se encontra deveras em mau estado.

Acabamos por almoçar, em comunhão de irmãos. De seguida, partimos de regresso, tendo passado no segundo orfanato, que também serve de alojamento aos jovens portugueses do Colégio do Rosário.

De regresso a Baucau, fomos presenteados com chuva miudinha, mas que em nada nos impediu de apreciar os recortes da Mãe natureza, ainda tivemos tempo, para uma pequena paragem, junto de uma comunidade local, que possui um atractivo insólito, uma árvore milenar, que acolhe a maior população de morcegos da ilha (descansem são frutívoros).

De volta à pousada, juntamo-nos todos para partilhar testemunhos sob um lanche reforçado, com ingredientes locais.

Depois do jantar, juntamo-nos como de costume para a partilha do dia e a oração final.

 
 
 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+351) 22 600 2691

Encontre-nos:
Rua Azevedo Coutinho n.º 103 | 
4100  Porto,  Portugal

© 2018 por VIN POR TI Orgulhosamente criado com Wix.comm

bottom of page