Dicionários por uma causa!
- Vin Por Ti
- 3 de ago. de 2016
- 1 min de leitura

O dia de hoje, assim como o anterior e os que seguem, foi passado nos locais de formação e aulas. De manhã estamos a dar aulas de português a professores e crianças numa escola. É tão gratificante estar com aqueles professores e alunos! Os professores têm uma vontade enorme de aprender português, têm que dar as aulas em português mas pouco ou nada falam e compreendem. Nesta escola estudam 300 crianças e são 10 professores, não têm um único dicionário e gramática. Pedem-nos dicionários e gramáticas. Para as crianças, pedem livros para que possam ler e aprender a escrever. É um sentimento tão bonito estar com estas pessoas, mas sentimo-nos tão impotentes para responder a todos os pedidos que nos fazem.
Começam a perguntar até quando ficamos cá? Respondemos que ficamos mais duas semanas. Ficam tristes queriam que ficássemos muito mais tempo. Querem aprender mas falta quem ensine e onde aprender. Crianças e professores fazem horas a pé para vir à escola, levantam-se às 5h e chegam a casa ao fim da tarde.
Da parte da tarde acontece o mesmo cenário, desta vez com alunos e professores em Vilanova, Baucau.
Continua a formação de seminaristas e postulantes da diocese de Baucau. Manifestam grande disponibilidade para aprender e saber sempre mais. Para além dos conteúdos é um momento de aprender e praticar a língua portuguesa. Também aqui fazem pedidos, desta vez querem filmes falados em português.
Em cada missão surgem sempre novos desafios. A nossa presença é fundamental, pequenina, mas muito significativa. Que sejamos capazes de dar continuidade…